Buscar
  • Ramiro Rosário

Dmae reforma Estação de Tratamento de Água da Ilha da Pintada


Está em andamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) Francisco de Lemos Pinto, popularmente chamada de ETA Ilha da Pintada, a recuperação das unidades floco-decantadoras, que fazem parte do processo de tratamento de água da estação. O trabalho de manutenção preventiva não afeta o abastecimento de água, visto que as unidades floco-decantadoras podem trabalhar isoladamente e a produção de uma delas em carga máxima é o suficiente para abastecer o sistema das ilhas. Além da recuperação da fibra interna das unidades, também é parte da reforma a construção de passarela de acesso entre as unidades e o laboratório da ETA. A passarela já está concluída, qualificando a atuação dos operadores da estação. A obra tem previsão de conclusão até novembro deste ano.

Histórico - Os floco-decantadores foram implantados na ETA Francisco de Lemos Pinto em 2007. O sistema de abastecimento de água tratada da Ilha da Pintada, que inclui a Ilha das Flores, Ilha Grande dos Marinheiros, Ilha do Pavão e a própria Ilha da Pintada, é de 1978. Diferente das demais estações de tratamento do Dmae, a ETA Ilha da Pintada realiza a captação de água bruta no Rio Jacuí, não no Lago Guaíba, e atende uma população de cerca de seis mil pessoas. A recuperação das unidades floco-decantadoras e a construção de passarela entre estas unidades e o laboratório tem investimento de R$ 273 mil de recursos próprios do Dmae, previstos no Plano Plurianual de Investimentos.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Andréa Menezes

Foto: Andréa Menezes/DMAE PMPA

#DMAE #Abastecimento #Água #PortoAlegre #IlhadaPintada #ETA #EstaçãodeTratamentodeÁgua #RamiroRosário #DistribuiçãodeÁgua #FaltadeÁgua

10 visualizações
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo