Buscar
  • Ramiro Rosário

Controle de perdas em saneamento beneficiará 130 mil famílias


O Programa de Redução e Controle de Perdas nos Sistemas de Abastecimento de Água no Município foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O resultado do processo seletivo dos projetos foi publicado na Portaria 2.141 do Diário Oficial da União dessa quarta-feira, 11. A partir daí, o processo segue para liberação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e, dentro de aproximadamente um mês, deverá ser assinado o financiamento com a Caixa. Serão beneficiadas em torno de 130 mil famílias.

A proposta, enquadrada no Programa Avançar Cidades - Saneamento, terá crédito de 95% e contrapartida de 5% do Município. Os recursos a serem financiados são de R$ 38,4 milhões, e a contrapartida será de R$ 2 milhões. Na avaliação da secretária de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, as reformas estruturais implementadas no Município vêm permitindo a contratação de novas operações de crédito pelo governo, garantindo a execução de projetos que vão beneficiar milhares de pessoas.

Além da significativa diminuição de custos operacionais, uma vez que a setorização proposta vai atingir cerca 20% da malha de rede da cidade (aproximadamente 550 mil habitantes), o Programa de Redução e Controle de Perdas trará melhoria na qualidade e na prestação dos serviços. De acordo com o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Darcy Nunes dos Santos, a perspectiva é que haja menor quantidade de consertos e paradas operacionais. "Teremos um sistema mais eficiente e com menos eventos de intermitência no abastecimento", explica.

Avançar Cidades - O programa contempla os municípios em três grupos: menos de 50 mil habitantes; até 250 mil; e acima de 250 mil habitantes. Os recursos obtidos são para obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais, manejo de resíduos sólidos, redução e controle de perdas, estudos e projetos, e plano municipal de saneamento básico.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Eliane Iensen e Aline Coelho Foto: Ivan Júnior/DMAE PMPA

#VereadordePortoAlegre #DMAE #RamiroRosário #AvançarCidades #Saneamento #PortoAlegre #DistribuiçãodeÁgua #GestãoPública #FaltadeÁgua #Água #Economia

6 visualizações
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo