Buscar
  • Ramiro Rosário

DMLU realiza Tour dos Resíduos com servidores da prefeitura


O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou nesta quarta-feira, 27, um Tour dos Resíduos para funcionários da prefeitura. O evento mostra alguns dos serviços oferecidos pelo Departamento e reforça a importância da educação ambiental no trabalho e fora dele. "É interessante trabalharmos questões ambientais com os servidores porque muitos não tem noção de como funcionam os projetos do DMLU e a destinação do resíduo que geram. Atividades como essa dão dimensão de como a gestão correta dos resíduos em casa e no trabalho é relevante e necessária”, afirma o coordenador de Gestão e Educação Ambiental (CGEA), Marcelo Coimbra.

Roteiro - O Tour, que teve aproximadamente 18 participantes, começou visitando a Estação Integrada de Compostagem da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Cantinho Amigo, na praça Garibaldi, 1, bairro Azenha. Na sequência, os servidores conheceram o Plantio Urbano Sustentável realizado no Acesso R do bairro Cruzeiro. O destino seguinte foi a Estação de Transbordo do DMLU, localizada na Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4401, bairro Lomba do Pinheiro. Por fim, os servidores conheceram as Unidades de Triagem e Compostagem também na Lomba do Pinheiro.

Durante a atividade, foram esclarecidas questões como a segregação de diversos tipos de materiais, o processo de compostagem e o caminho que o resíduo percorre até o descarte final, no aterro de Minas do Leão. O servidor Wagner dos Santos, que trabalha na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), falou sobre como considera importante qualificar os funcionários para que possam ter hábitos e atitudes conscientes na vida pessoal e profissional. "A gente lida diariamente com vários tipos de resíduos e é necessário mostrar como separar e destinar adequadamente. Além disso, atividades como essa também mostram que o serviço do DMLU é muito maior do que apenas o caminhão que nós vemos nas ruas, também existem diversos projetos e ações educacionais", ressalta. O intuito do cronograma desenvolvido pela CGEA na Semana de Porto Alegre foi o de prestar esclarecimentos à população sobre o gerenciamento de resíduos. “O momento de comemoração nos remete ao carinho que sentimos por Porto Alegre, e é com a motivação deste sentimento que vamos realizar essas ações de educação ambiental diretamente nas comunidades”, diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

Escolas, universidades e interessados em palestras, atividades e passeios de educação ambiental do DMLU podem solicitar participação pelo e-mail cgea@portoalegre.rs.gov.br. O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). A ação faz parte das atividades em alusão à Semana de Porto Alegre, que comemora os 247 anos da Capital.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Laura Maria/DMLU PMPA

Texto de: Redação de Laura Maria (estagiária) / Supervisão: Andiara Silva


0 visualização
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo