Liberado o trânsito de veículos na trincheira da Av. Cristóvão Colombo


Texto de GaúchaZH:

Planejada para estar pronta antes da Copa de 2014, iniciada apenas após o Mundial e paralisada por dois anos, a Trincheira da Cristóvão Colombo finalmente foi liberada para veículos. Às 15h32min desta terça-feira (19), os cavaletes e cones que bloqueavam o trânsito na zona norte de Porto Alegre foram retirados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), medida possível graças à união da comunidade, e os primeiros carros puderam passaram pelo local, no sentido centro-bairro.

O empresário Eduardo Estima, responsável pela mobilização, conta que o apoio surgiu a partir de uma provocação.

– Um amigo postou (nas redes sociais) uma foto da obra inacabada, e outros amigos começaram a criticar, que não terminava, críticas normais. Resolvi provocar o pessoal numa sexta-feira, 1º de dezembro. Peguei aquela foto e disse: "Em vez de reclamar, quem sabe a gente ajuda?" – relata o morador do bairro Moinhos de Vento.

No mesmo dia, 14 pessoas ficaram diante do canteiro de obras com a ideia de liberar a passagem de veículos em mente. O secretário Ramiro Rosário (Serviços Urbanos) soube da iniciativa, entrou em contato com o grupo e agendou a primeira das conversas com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim).