Buscar
  • Ramiro Rosário

Prefeitura inicia substituição de 537 pontos de luz por tecnologia superior


Na noite desta segunda-feira, 23, serão iniciados diversos serviços de qualificação da iluminação pública em seis vias de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio Divisão de Iluminação Pública (DIP). Com um custo estimado em R$ 45 mil, pelo menos 537 pontos de luz serão alterados, melhorando a qualidade de vida e ampliando a segurança para os moradores da região.

As atividades devem se estender até o final do primeiro semestre de 2018 e contemplam a rótula da av. das Indústrias com a av. Severo Dullius; as avenidas Borges de Medeiros, Osvaldo Aranha e Farrapos; as ruas General Lima e Silva e da República.

Esta alteração consiste em migrar para a tecnologia com lâmpadas de vapor metálico, que possuem maior Índice de Reprodução de Cores, ou seja, reproduzem as cores dos objetos com maior fidelidade.

“Para que o cidadão possa compreender: além da manutenção de possíveis luminárias queimadas, estamos realizando intervenções para aumentar a percepção de luminosidade nestes locais”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário. “As lâmpadas que serão trocadas possuem outro tipo de tecnologia que deixa a luz com tonalidade branca, proporcionando maior sensação de segurança a motoristas e pedestres. As vias foram escolhidas por ainda não terem esse tipo de tecnologia, por estarem em locais relevantes pelo fluxo de pessoas e para receberem contribuição nos quesitos de segurança pública. A nova iluminação também ajudará a embelezar essas vias à noite”.

Os locais contemplados com a tecnologia de vapor metálico são:

- Av. Borges de Medeiros, trecho entre av. Ipiranga e viaduto Dom Pedro I: 74 lâmpadas de 250w;

- Rua General Lima e Silva, trecho entre Av. Ipiranga e Loureiro da Silva: 56 lâmpadas de 150w;

- Rua da República: 31 lâmpadas de 150w;

- Rótula av. das Indústrias com Severo Dullius: será executado um novo projeto elétrico e luminotécnico, pois se tratam de novas instalações. Lá haverá iluminação de destaque para a rótula, contemplando a vegetação, com aproximadamente 10 novos pontos de 150w;

- Av. Farrapos, toda a avenida: 206 lâmpadas de 400w;

- Av. Osvaldo Aranha, entre Ramiro Barcelos e Sarmento Leite: 160 lâmpadas de 250w.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Jackson Lagoas Foto: Joel Vargas/PMPA

#serviçosurbanos #Iluminaçãopública

0 visualização
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo