Dar transparência às ações da prefeitura para que a população e a imprensa auxiliem na fiscalização é o grande objetivo da programação de praças. Por isso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) divulga semanalmente a previsão de atendimentos em diversos locais da cidade, contemplando serviços integrados de limpeza, manutenção de iluminação pública, de mobiliário e podas de árvores.
“Divulgar a programação, garantindo que a população tenha acesso ao cronograma de atividades, é uma das metas desta gestão”, afirma o secretário Ramiro Rosário.
De 19 a 24 de fevereiro, estão programadas 47 praças localizadas nos bairros Vila Farrapos, Jardim Itu, São Sebastião, Sarandi, Vila Passo da Mangueira, Parque Minuano, Vila Sarandi, Petrópolis, Jardim Botânico, Jardim do Salso, Bom Jesus, Partenon, Intercap, Lomba do Pinheiro, Medianeira, Cavalhada, Vila Nova, Jardim Isabel, Ipanema e Espírito Santo.
Os serviços compreendem limpeza geral, capina e roçada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e manutenção de lâmpadas e posteamento de luz, pela Divisão de Iluminação Pública (DIP). Alguns pontos também têm conserto e pintura de bancos e brinquedos, por meio da Divisão de Conservação e Manutenção de Praças (DCM), além de podas, supressões e levantamento de copas de árvores pelo setor de arborização.
Serviço - Porto Alegre possui mais de 600 praças e a previsão é de que sejam atendidos 200 locais por mês. Neste caso, os serviços devem ocorrer a cada três meses, de segunda-feira à sexta-feira em turno integral e nos sábados até o meio dia. O DMLU é responsável pela manutenção das praças desde outubro de 2016, e a limpeza é feita por contrato de equipes que realizam a manutenção rotativa dos locais. Os oito parques do município têm equipes próprias de serviços, mantidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams).
Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre
Texto de: Adriana Machado Edição de: Gilmar Martins