Buscar
  • Ramiro Rosário

Serviços Urbanos atua na limpeza para festa de Navegantes


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (DMAP), programou uma operação especial de limpeza para a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, considerado o maior evento religioso da Capital. As seções Norte e Centro do DMLU acionaram os quadros para agir antes, durante e após a celebração, com cerca de 90 operários escalados. Ainda atuam na ação duas equipes da DMAP, totalizando dez operários.

Na madrugada desta quinta-feira, 1º, foi feita a lavagem da rua Vigário José Inácio e das proximidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde terá início a procissão. O percurso será acompanhado por garis da varrição, a fim de realizar a manutenção dos pontos atingidos pelo trajeto de forma contínua.

Outro grupo atuará na varrição e manutenção dos espaços da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, a partir da madrugada desta sexta-feira, 2, das 0h às 7h. Durante as festividades, será feita a conservação do entorno do evento, das 07h30 às 22h. O Departamento disponibilizará 15 lixeiras do tipo tonel no complexo da comemoração, a fim de evitar a sujeira nas vias e facilitar o trabalho posterior dos funcionários. Um caminhão compactador será utilizado para o recolhimento dos resíduos gerados. À noite, ao final da festa, haverá a limpeza geral de toda a região e o repasse do trajeto.

Atendendo ao pedido da Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, encaminhado ao DMLU em 8 de janeiro, também foram realizados serviços de limpeza na área embaixo da ponte Getúlio Vargas e no Largo dos Navegantes em 30 de janeiro. A Praça Navegantes e o seu redor foram atendidos na quarta-feira, 31. Além disso, O DMLU capinou e roçou todo o bairro Navegantes e a avenida da Legalidade. O serviço foi executado de 20 a 27 de janeiro.

As equipes da DMAP revisaram a rede de drenagem em trechos por onde passará a procissão, tais como as avenidas Sertório e Frederico Mentz, Travessa Afonso Marques, Praça Navegantes e ruas Voluntários da Pátria e Comendador Tavares. Ocorreu uma manutenção geral com serviços de troca de tampas, limpeza de bocas de lobo, hidrojateamento de redes, bem como desobstrução e reconstrução de redes pluviais.

O secretário da SMSUrb, Ramiro Rosário, considera essencial a colaboração dos fiéis para que as vias públicas continuem em perfeito estado. “Preparamos essa operação com todo o cuidado, para que todos possam aproveitar esse momento religioso com o sentimento de fraternidade e união, começando pelo respeito ao espaço urbano”, disse.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Laura Maria (estagiária), sob a supervisão de Andiara Silva e Jackson Lagoas Edição de: Fabiana Kloeckner Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


0 visualização
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo