Buscar
  • Ramiro Rosário

Ação Foco no Foco é lançada no bairro Bom Jesus


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Coordenação de Gestão e Educação Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), iniciou a Ação Foco no Foco na manhã desta sexta-feira, 15. O lançamento integra as atividades de aniversário do bairro Bom Jesus, celebrado na mesma data em que o DMLU completa 42 anos de trabalhos prestados.

A programação introduziu o primeiro plantio urbano e sustentável, desenvolvido com reaproveitamento de materiais e mudas de plantas doadas pelo horticultor José Ballestrin, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Fátima, rua Pio X, esquina com a rua B. “Conviver com o meio ambiente pacificamente, por meio do plantio de mudas pela comunidade, é motivador”, declarou Ballestrin durante o plantio, que contou também com a parceria da Madeireira Construvatti, que doou materiais e implementos para a execução das atividades.

O objetivo da iniciativa, que vai até quinta-feira, 21, é reduzir em 40% os problemas crônicos causados pelo descarte irregular de resíduos, na zona Leste, registrados em 20 focos de lixo, em 16 endereços diferentes no bairro Bom Jesus. Além da organização de plantios, o propósito da dinâmica é combater focos de lixo, por meio da separação de resíduos; a instalação de hortas comunitárias; a divulgação das opções oferecidas pelo DMLU para o descarte de materiais volumosos, como os Ecopontos e os serviços de coletas Pagas; entre outras atividades.

Durante o evento de lançamento, o secretário municipal de serviços urbanos, Ramiro Rosário, lembrou que na Capital há cerca de 300 focos crônicos e que obriga o DMLU a gastar aproximadamente R$ 1 milhão por mês para fazer a limpeza desses locais. “O incentivo a ações como esta é chamar a comunidade e o empresariado para cuidar, ainda mais, dos espaços públicos, que são de todos nós. O poder público sozinho nunca irá conseguir com que tenhamos o resultado esperado. Por isso, a inserção da comunidade é fundamental”, ressaltou Rosário na abertura a ato.

O cronograma de participação do DMLU ultrapassa o dia de hoje. Na terça-feira, 19, as equipes revitalizarão a esquina da rua Santa Isabel com a rua Professor Abílio Azambuja. Na quarta-feira, 20, o plantio será na rua da Fonte com a rua Dr. Sinval Saldanha. Para encerrar, o DMLU estará na quinta-feira, 21, na rua A, em frente ao número 91.

Bom Jesus - O bairro foi criado pela Lei n. 5.799 de 15 de dezembro de 1986. Localizado em uma área essencialmente residencial, dispõe de pequenos comércios e serviços. Atualmente, possui 28.738 habitantes, em um espaço de 2,02 quilômetros quadrados.

Atividades comemorativas: Desde segunda-feira, 11, até sábado, 16, as secretarias de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e de Relações Institucionais (SMRI) desenvolvem uma programação com diversas ações esportivas, culturais, oficinas, palestras e serviços. A Lei n. 10.973 de 2010 determina a inclusão da semana no Calendário de Datas Comemorativas da Capital.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

#DMLU #ServiçosUrbanos #RamiroRosário

0 visualização
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo