Buscar
  • Ramiro Rosário

Concluída operação especial de limpeza no entorno da Arena


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), encerrou na tarde desta sexta-feira, 24, dois dias após a partida da semifinal da Libertadores da América, a operação especial de limpeza dos resíduos dispostos pelos torcedores no entorno da Arena do Grêmio. No dia do jogo, foram disponibilizados 60 tonéis de lixeiras e mais 20 banheiros químicos antes do embate entre Grêmio e Lanús, pelo projeto Jogo Limpo – Bairro Limpo, a fim de evitar a propagação e o acúmulo de sujeira pelas ruas da região dos bairros Humaitá, Navegantes e Farrapos. A ação contou com voluntários para a separação de recicláveis, além de sensibilizar os torcedores, moradores e transeuntes sobre a correta segregação e o descarte adequado de resíduos. A Estação ReciclaPoa, uma unidade de triagem itinerante, também foi montada para reforçar a campanha de conscientização ambiental.

Ainda que tais atividades tenham sido realizadas para suavizar o problema do descarte incorreto, elas não bastaram. Foram retiradas cerca de 16 toneladas de resíduos, jogadas irregularmente nas ruas, compostas por vidros, garrafas PET, copos plásticos e, inclusive, bobinas de papel enroladas na fiação.

O serviço iniciou-se na manhã de quinta-feira, 23, às 7h30, ao final da circulação e permanência de pessoas na área. As equipes da Seção Norte do DMLU atuaram com 102 garis, 10 roçadeiras e um caminhão compactador para o recolhimento dos materiais. Foram executados os serviços de limpeza e varrição das ruas, além da efetiva coleta. Os gastos, entre custos administrativos e de destinação do lixo, chegaram a quase R$ 20 mil.

Todo o material coletado foi encaminhado para o aterro sanitário, localizado em Minas do Leão. Embora a grande maioria das substâncias tenha potencial reciclável, a disposição inadequada, na via pública, agravou a situação. Muitos objetos foram contaminados e, por consequência, a impossibilidade de haver qualquer reaproveitamento como matéria-prima.

Jogo Limpo, Bairro Limpo - Ação de responsabilidade socioambiental para mitigar os problemas crônicos de acúmulo e gerenciamento de resíduos, agravados em dias de jogos e grandes atrações. O projeto visa a potencializar a gestão correta de resíduos sólidos pós-consumo em eventos. A iniciativa é uma realização conjunta do Grêmio, Arena, Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes e Centro Universitário Metodista IPA (Programa Intervenções Urbanas), em parceria com Comércio Integrado de Resíduos Recicláveis e Associações de Moradores, direção de Sustentabilidade e Resiliência do Banco Mundial e lideranças do 4º Distrito da Capital.

Rede colaborativa - Os órgãos municipais envolvidos no projeto são as secretarias do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Serviços Urbanos, Relações Institucionais e Articulação Política, Desenvolvimento Social e Esporte, Educação, Fundação de Assistência Social e Cidadania, Escritório de Eventos - Desenvolvimento Econômico, Diretoria da Juventude, Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip) Humaitá-Navegantes, Departamento Municipal de Limpeza Urbana e Empresa Pública de Transporte e Circulação.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

#Grêmio #RamiroRosário #DMLU

26 visualizações
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo