Buscar
  • Ramiro Rosário

Prefeitura e Grêmio promovem 2ª edição de ação socioambiental


A Prefeitura de Porto Alegre e o Grêmio promovem nesta quarta-feira, 22, a segunda edição de uma ação inédita de responsabilidade socioambiental no entorno da Arena do Grêmio, a partir das 14h, antes do jogo da semifinal da Libertadores da América, entre Grêmio e Lanús. O projeto intitulado Jogo Limpo - Bairro Limpo surgiu com base na região compreendida no entorno da Arena do Grêmio - bairros Humaitá, Navegantes e Farrapos - que apresenta problemas crônicos de acúmulos de lixo, resíduos sólidos, alagamentos e falta de mobilidade urbana.

O projeto prevê a contratação de recicladores voluntários para realização da separação e organização dos resíduos recicláveis, bem como a sensibilização a respeito da correta segregação e descarte dos resíduos. A atividade tem como objetivo mitigar os problemas agravados em dias de jogos e grandes atrações e promover melhorias permanentes na região Farrapos-Humaitá-Navegantes, por meio de campanhas de conscientização da sociedade visando a potencializar a gestão correta de resíduos sólidos pós-consumo em eventos. Serão disponibilizados 60 tonéis lixeiras e mais 20 banheiros químicos, no entorno, para os torcedores.

De acordo com o secretário adjunto de Relações Institucionais, Carlos Siegle, um dos grandes objetivos do projeto é estimular a formação de multiplicadores ambientais. “Queremos incentivar a adoção de práticas responsáveis de gestão de resíduos sólidos em dias de grandes jogos, aumentar o volume dos resíduos recicláveis destinados às Unidades de Triagem, e ainda, garantir uma maior renda aos catadores”, comentou Siegle.

A iniciativa é uma realização conjunta do Grêmio, Arena, Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes e Centro Universitário Metodista IPA (Programa Intervenções Urbanas), em parceria com Comércio Integrado de Resíduos Recicláveis e Associações de Moradores, direção de Sustentabilidade e Resiliência do Banco Mundial e lideranças do 4º Distrito da Capital.

Resíduos sólidos - O DMLU continuará responsável pela limpeza no entorno no pós-jogo e por levar o resíduo reciclável separado e organizado pelos recicladores contratados para as Unidades de Triagem e o rejeito para o transbordo.

ReciclaPoa - A Estação ReciclaPoa estará no local realizando campanha de conscientização ambiental e descarte correto dos resíduos. Trata-se de uma pequena unidade de triagem itinerante que traz esclarecimentos sobre a correta separação de resíduos e identifica o trabalho dos recicladores.

Rede colaborativa - Os orgãos municipais envolvidos nesse projeto são as secretarias do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Serviços Urbanos, Relações Institucionais e Articulação Política, Desenvolvimento Social e Esporte, Educação, Fundação de Assistência Social e Cidadania, Escritório de Eventos - Desenvolvimento Econômico, Diretoria da Juventude, Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip) Humaitá-Navegantes, Departamento Municipal de Limpeza Urbana e Empresa Pública de Transporte e Circulação.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

#Grêmio #4ºDistrito #ServiçosUrbanos #DMLU

0 visualização
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo