A Divisão de Iluminação Pública (DIP) contemplou em outubro 4.309 solicitações vindas por meio do Fala Porto Alegre - 156. A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) divulga o balanço das atividades realizadas durante o mês. Até o dia 31 do último mês, foram atendidos 4.309 protocolos, que envolvem troca de lâmpadas, reatores e equipamentos elétricos para os pontos de luz. Entre os bairros com maior número de solicitações atendidas estão: Restinga (294 pontos), Rubem Berta (171), Vila Nova (167), Sarandi (144) e Hípica (144). Os serviços realizados tiveram o maior percentual na manutenção de pontos de luz.
As manutenções são realizadas por empresas contratadas sob a fiscalização da DIP, que faz, além da supervisão dos serviços, vistorias técnicas em campo, manutenções em pontos de luz acima de 18 metros, projetos para iluminação pública e execução de obras como instalação de novos pontos de luz, substituição/instalação de postes e toda infraestrutura necessária para acionamento do ponto de luz. “As ações da secretaria primam pela transparência dos serviços realizados, a fim de que a população auxilie no trabalho de fiscalização”, afirma o secretário Ramiro Rosário.
Protocolo - Todas as demandas são recebidas oficialmente via sistema Fala Porto Alegre 156, pelo telefone ou site da prefeitura. Após o relato do problema, a demanda é encaminhada para os setores responsáveis para vistoria e execução. A população pode acompanhar o andamento de sua solicitação pelo número do protocolo gerado. Entre as principais demandas relacionadas à iluminação pública estão luminárias apagadas ou permanentemente acesas, falta de lâmpadas, fio exposto, poste danificado e choque elétrico.
Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre
Texto de: Jackson Lagoas Edição de: Andrea Brasil