Uma ação socioambiental marcou o início das comemorações do centenário do Centro Israelita. O evento, que contou com a participação da Prefeitura de Porto Alegre, ocorreu na tarde desta terça-feira, 12, na praça Lupicínio Rodrigues, bairro Menino Deus. No local, foram plantadas 22 mudas de árvores nativas como, cabreúvas, aroeiras, chal-chal, camboatás e guabirobas.
Representando o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, parabenizou a comunidade pelos 100 anos de fundação da sua maior sinagoga e pela representatividade da cultura judaica na construção e desenvolvimento da capital gaúcha.
“A ação visa a homenagear a cidade que também acolheu a nossa comunidade e a árvore tem uma representação importante no judaísmo, porque mostra a continuidade e perpetuação da vida”, disse o ex-presidente e membro da diretoria Cidio Halperin sobre a ação de plantio.
A atividade também contou com a presença do presidente do Centro, Flavio Lermann, do integrante do Conselho Fiscal Gildo Cardon, da sócia mais antiga, dona Sarah Gerber, de 93 anos, e do representante dos jovens Rodrigo Kijner, de 13 anos.
As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), que esteve representada pela arquiteta Verônica Riffel, que viabilizou o estudo de plantio das mudas na praça.
Localizado no bairro Bom Fim, o Centro foi fundado em 1917 e as atividades alusivas ao centenário seguem até o final do mês de setembro.
Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre