Por meio da Divisão de Iluminação Pública (DIP), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) atendeu a 7.791 protocolos no mês de julho. As ações correspondem a manutenções, que envolvem desde a troca de lâmpadas e reatores a conserto de todos os equipamentos elétricos para os pontos de luz. Entre os bairros com maior número de solicitações atendidas estão Rubem Berta (776 pontos), Sarandi (640), Partenon (395), Santa Tereza (379) e Restinga (343).
As manutenções são realizadas por empresas terceirizadas sob a supervisão da DIP, que faz vistorias técnicas. Também cabe às equipes da divisão atividades como pequenas obras, implantação e retirada de postes, instalação de novas luminárias e troca de lâmpadas em postes de mais de 18 metros.
Protocolo – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) esclarece que todas as demandas são recebidas oficialmente via sistema Fala Porto Alegre 156, pelo telefone ou site da prefeitura. Após o relato do problema, a demanda é encaminhada para os setores responsáveis para vistoria e execução. A população pode acompanhar o andamento de sua solicitação pelo número do protocolo gerado. Entre as principais demandas relacionadas à iluminação pública estão luminárias apagadas ou permanentemente acesas, falta de lâmpadas, fio exposto, poste danificado e choque elétrico.
Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre