Buscar
  • Ramiro Rosário

Conserto aumentará em 100% a vazão da Casa de Bombas 5


A casa de bombas nº 5 (CB), responsável pelo bombeamento das águas pluviais dos bairros Humaitá e Vila Farrapos, está recebendo conserto em duas de suas bombas avariadas. Mais especificamente as bombas 2 e 3. Atualmente, das cinco bombas existentes, apenas duas estão em operação. Com o incremento de mais duas bombas funcionando, a vazão da CB passará dos atuais 5 mil litros por segundo para 10 mil litros por segundo de capacidade de bombeamento de águas pluviais, ou seja, um aumento de 100% no escoamento. A bomba 2 já foi consertada e está em fase de instalação. A previsão para conclusão dos trabalhos é para final de agosto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), este conserto está sendo promovido em parceria com a Associação das Empresas dos Bairros Humaitá-Navegantes (AEHN), que doou os valores referentes aos serviços, bem como troca de peças e instalação das duas bombas. Um mergulhador profissional foi contratado e fez a limpeza do canal de chegada da CB, bem como dos nichos de sucção. Durante a limpeza, duas comportas de gravidade foram desobstruídas com a retirada de um pedaço de madeira que estava bloqueando o fechamento delas. Também serão substituídas duas grades dos poços de captação da CB. Todos os serviços executados estão recebendo a fiscalização e assessoramento dos engenheiros do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).

O termo de Doação de Serviços alcança o investimento inicial de R$ 100 mil por parte da AEHN. “A parceria com a associação, além de dar celeridade ao processo de conserto, reforça a importância da iniciativa privada para as melhorias e da participação ativa da sociedade nas mudanças que a nossa cidade tanto precisa”, ressalta o secretário Ramiro Rosário.

Casas de Bombas - Porto Alegre está protegida contra inundações do rio Gravataí e Lago Guaíba por um sistema de diques e comportas. Ao mesmo tempo, possui mais de três mil quilômetros de redes pluviais, canais, galerias, condutos forçados, valos e arroios, que integram o sistema de drenagem pluvial da cidade. No entanto, para que as águas pluviais e os esgotos passem pelo sistema de proteção contra inundações e consigam entrar nos rios, especialmente quando o nível destes está elevado, é necessário um sistema de bombeamento composto por 20 Casas de Bombas que estão em operação.

Este sistema de casas de bombas possibilita que a água da chuva vinda de redes de esgotos e canais seja drenada para o Lago Guaíba ou Rio Gravataí. Todo este complexo evita o retorno das águas para as redes e, consequentemente, o transbordamento de canais, bocas-de-lobo e poços-de-visita, espalhados pelas vias e passeios da cidade.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

#DEP #RamiroRosário #Parceriapúblicoprivada #SMSUrb #ServiçosUrbanos

66 visualizações
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo