Buscar
  • Ramiro Rosário

Orientações sobre manejo de resíduos encerram Semana Cidade Limpa


A 12ª Semana Cidade Limpa encerrou-se nesta segunda-feira, 22, com técnicos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), integrante da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb), orientando as pessoas que passavam em frente à sede do órgão sobre questões referentes ao cuidado com os resíduos. “Nosso objetivo é que as ações realizadas durante a Semana sejam uma política constante da Secretaria, bem como uma postura permanente dos cidadãos que foram sensibilizados pelas atividades”, afirmou o secretário Ramiro Rosário.

O Serviço de Assessoria Socioambiental (Sasa) esteve de terça-feira, 16, a quinta-feira, 19, no Largo Glênio Peres expondo obras feitas com materiais recicláveis, como a elefanta Recicleia, confeccionada com tampas e embalagens plásticas, uma coruja, um jacaré e uma tartaruga produzidos com redes de pesca apreendidas pelo Comando Ambiental da Brigada Militar na região metropolitana. O setor também fez apresentações do esquete teatral Chega de Lixo, além de prestar esclarecimentos sobre como separar os resíduos e descartá-los corretamente. No sábado, 20, integrantes do Grupo Bandeirantes e Escoteiros Jaime Rollenberg visitaram o Túnel de Sensibilização Ambiental localizado na sede do DMLU. No total, o Sasa atendeu 1.430 pessoas em 16 ações.

Uma das ênfases da Semana Cidade Limpa foi sensibilizar a população sobre a necessidade de adotar novas posturas para manter a limpeza urbana. Em função disso, foram abordadas e orientadas 88 pessoas que infringiram o Código Municipal de Limpeza Urbana (Lei Complementar nº 728/2014). Os agentes do Serviço de Fiscalização do DMLU também aplicaram R$ 99.114,00 em multas, totalizando 35 autos de infrações, e vistoriaram 104 contêineres contendo resíduos dispostos de forma irregular. Outras situações constatadas foram a não separação dos resíduos e o descarte fora dos dias de coleta.

Durante a Semana Cidade Limpa, o prefeito Nelson Marchezan Júnior encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei visando a ampliar a atuação da Guarda Municipal, permitindo que possa autuar em flagrantes de vandalismo e limpeza urbana. O mesmo projeto aumenta o valor das multas para esses casos, previstos no Código de Posturas. O montante arrecadado será repassado ao DMLU.

Coleta itinerante - A edição especial da coleta itinerante, que ocorreu no sábado, 20, no Shopping Lindoia, recebeu 275 kg de eletrônicos inservíveis. A coleta itinerante foi uma parceria com a empresa gestora de resíduos Trade Recycle.

Jornalistas de emissoras de televisão e de jornais foram levados em um press tour a fim de mostrar como funciona a Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro, lugar onde são descarregados os caminhões das coletas domiciliar e automatizada para a pesagem, antes de serem enviados para o aterro sanitário de Minas do Leão.

Fizeram parte da Semana Cidade Limpa os mutirões do projeto “Eu Faço POA”, que no sábado, 20, esteve nas praças Federico Garcia Lorca e Laura Fulginiti, no bairro Espírito Santo. Houve limpeza, recolhimento de resíduos de capina, pintura de bancos e brinquedos, com a participação de moradores do bairro e o trabalho da Divisão de Iluminação Pública, que fez a manutenção dos postes de luz. O setor de arborização da Surb realizou podas e supressões de algumas árvores e o Departamento de Esgotos Pluviais limpou bocas de lobo e trocou tampas quebradas de bueiros.

Fonte: Site da Prefeitura de Porto Alegre

Texto de: Maria Inês Mello e Rafaela Redin Edição de: Andrea Brasil Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


1 visualização
Logo-Ramiro.png

© 2017

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo